Make your own free website on Tripod.com

 

Orville e Wilbur Wright

      Pioneiros da aviação norte-americana, o primeiro nascido em Dayton, Ohio (1871), e o segundo, em Millville, Indiana (1867), e falecidos em Dayton (1948 e 1912 respectivamente). Os dois irmãos, que possuíam uma oficina de bicicletas em Dayton, lançaram-se à construção de planadores, entusiasmados pelos ensaios realizados por Otto Lilienthal, na Alemanha, e Chanute e Langley, nos EUA.

      Segundo um diário que então escreveram, os irmãos Wright voaram num aeroplano chamado "Flyer", com motor de 12 c.v., a 17 de Dezembro de 1903, em Kitty Hawk (Carolina do Norte). O diário registra três outros vôos com o mesmo aparelho, dos quais um de 59 segundos à velocidade de 50 km/h e um outro, a 5 de Outubro de 1905.

      Os irmãos Wright tentaram vender sua aeronave ao Exército dos EUA (1905); depois ao governo francês (1906); e, posteriormente, a um grupo de industriais. Não obtiveram sucesso.

      Em 1907 foram à Europa, onde prosseguiram as negociações para a venda do invento. Somente em 1908 realizaram experiências públicas de vôo no Velho Mundo. Daí em diante, obtiveram grandes sucessos. O Exército norte-americano aceitou, finalmente, o avião em 1909, mas só anos depois é que os irmãos Wright passaram a ser considerados pelo governo dos EUA como inventores do aeroplano. A primeira morte ocorrida em um acidente aeronáutico, a do Tenente Thomas E. Selfridge, foi com um avião fabricado pelos Irmãos Wright.


<< voltar