Make your own free website on Tripod.com

 

Joe's Airplane

Instruções para a montagem 

 

Etapa 1

Use papel A4 ou similar. Na figura da esquerda é mostrado a dobra que deverá ser feita (marcada em azul) e na figura da direita será mostrado como deve ficar após a dobra concluída. Comece dobrando a folha ao meio no seu sentido mais comprido.

Etapa 2

Dobre os dois cantos superiores para dentro em um ângulo de 45º. Tenha cuidado para deixa-los alinhados e não sobreponha as aletas. Use a dobra central como referência.

Etapa 3

Dobre cada lado novamente, usando o meio como referência. Os dois lados devem ficar muito iguais. Estas dobras são as mais críticas para o vôo. Não vinque em demasia estas dobras, pois as bordas ficarão muito afiadas reduzindo o planeio e fazendo o avião entrar em mergulho. Se deixar as dobras muito arrendondadas o avião tenderá a subir em demasia e fará com que estole. Quando você começar a testa-lo poderá ajustar estas dobras para um vôo perfeito.

Etapa 4

Dobre a ponta para trás, alinhando-a sobre as outras que se encontram no meio. Isso proporciona um centro de gravidade apropriado para o avião e ao mesmo tempo que o nariz do avião não ficará pontiagudo a ponto de machucar o olho de alguém.

Etapa 5

Dobre a folha ao meio conforme mostrado no perfil. 

Etapa 6

Em seguida vamos dobrar um winglet em cada asa. A dobra deve ser paralela à borda do papel, a aproximadamente 19mm das extremidades das asas. Os perfis pequenos no desenho mostram-lhe como ficaria as dobras se você olhasse o avião por trás.

Etapa 7

Faça o mesmo com o outro lado, usando o primeiro como referência. Faça-os bem iguais.

Etapa 8

Em seguida vamos fazer a fuselagem do avião. Procure dobrar dividindo a dobra superior ao meio, de modo que metade fique dentro da fuselagem e a outra metade sobre a asa. Cuide para que estas dobras fique paralelas à dobra inferior da fuselagem ou seja a primeira que você fez quando iniciou.

Etapa 9

Dobre o outro lado para terminar a fuselagem. Vinque bem estas dobras, mas lembre-se de não vincar em demasia as bordas das asas. Recorde a etapa 3.

Etapa 10

Quase pronto! Abra as asas e os winglets e deixe-os na forma como você vê na figura a direita. As asas devem ficar com uma forma muito pronunciada em "V", e os winglets devem ficar em um ângulo de 90º com as asas. Lance-o agora com um arremesso moderado e tenha um bom divertimento.

 

Instruções de vôo do Joe 

 

Este avião é o resultados de muitos anos de pesquisa, projetos e testes durante minha infância.

Seu projeto é resistente ao stoll e voa muito bem com apenas um arremesso moderado. Pode-se também fazer um lançamento forte segurando-o pelas camadas de papel próximas ao nariz. Eu tive a felicidade de cortar um pequeno entalhe sob o nariz para lança-lo com o auxílio de uma borracha. Pode-se reforça-lo com fita ou um clips de papel fixado entre as asas com um grampeador de papel deixando um gancho para fora para engatar uma tira de borracha e lança-lo como um estilingue. Quando eu era pequeno fiz desta maneira para lança-lo sobre as árvores de nosso quintal (mas isso foi antes dos jogos de video game aparecerem!).

 

Página original em inglês http://www.josephpalmer.com/planes/PL1/PL1.shtml

 

<< voltar